Módulo livros Históricos (aula livros dos Reis pagina 108)

Resumo da Davi Davi


No hebraico seu nome significa “amado”.
Provavelmente o maior rei de Israel e Judá. Viveu em cerca de 1016 a 976 A.C. Sua época é descrita nos livros de Samuel e de I Reis.
Quando pensamos em Davi, logo nos vem à mente que ele era pastor, poeta, matador de gigante, rei e antepassado de Jesus, em resumo, um dos maiores homens do AT.
Mas existe uma outra relação junto a esta: traidor, mentiroso, adúltero e assassino.
A primeira lista fornece as qualidades que todos nós gostaríamos de ter; a segunda, as que poderiam ser reais a nosso respeito.
A Bíblia não faz esforço algum para esconder os fracassos de Davi. Ele ainda é lembrado e respeitado por seu coração voltado para Deus.
Quando aprendemos que compartilhamos mais dos fracassos de Davi do que de suas fraquezas, deveríamos ficar curiosos para descobrir o motivo pelo qual o Senhor se refere a ele como “o homem segundo o meu coração”  (Atos 13:22) - E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.
Davi, apesar de suas fraquezas, possuía uma fé inabalável na fiel e poderosa natureza de Deus. Ele pecou, mas foi rápido em confessar suas culpas. Suas confissões eram de coração, e seu arrependimento genuíno.
Em troca, o Senhor nunca lhe negou seu perdão ou as retribuições de suas ações. Davi experimentou a alegria do perdão mesmo quando teve que sofrer as conseqüências de seus pecados.
Nossa tendência é inverter os papéis. Na maioria das vezes preferimos evitar as conseqüências a experimentar o perdão. Embora tenha cometido um grande pecado, Davi deliberadamente não repetiu o mesmo erro. Ele aprendeu com suas falhas porque aceitou o sofrimento que estas lhe trouxeram.
Com freqüência parece que não aprendemos com nossos enganos ou com as conseqüências resultantes deles.
A importância de Davi pode ser vista de pronto na posição que ele e sua família ocuparam na história de Israel. Em um dos extremos ele tinha Boaz e Rute como antepassados (Rt 4:18-22), e, no outro extremo, Jesus Cristo foi seu descendente (Mt 1:6; Lc 3:31)



Acontecimentos notáveis em seus dias.

Foi um grande músico, sua reputação era tal que tocava perante o rei Saul, 1Sm 16:14-23. Seu talento poético era da mais alta categoria. Escreveu algumas das maiores obras primas da literatura espiritual. Nenhuma poesia tem sido tão constantemente usada como os salmos de Davi. 

Em sua juventude um homem de muita coragem, I Sm.17.34-3 


Sendo ainda jovem é ungido por Samuel como rei de Israel - 2Sm 11,1—12,23;

>  Torna-se ajudante de Saul - 1Sm 16,14-23;

> Ainda jovem aparece como campeão de Israel e mata o gigante Golias, o que resultou numa grande vitória para o povo de Deus, 1Sm 17:25-53.
Esta façanha histórica ganha fama, e o amor de   Mical, a filha de Saul. Torna-se amigo de Jônatas, filho de Saul; mas os louvores que o povo rendeu a Davi, despertaram a inveja e o ódio do rei Saul, I Sm 18:1-9.

>  Davi é forçado a fugir para salvar sua vida, 1Sm 19. Este é um período escuro em sua carreira. Perseguido pelo rei Saul, Davi vive uma perigosa vida de fugitivo. Mas ela conta com a sincera amizade de seu amigo.

> Foge e forma um pequeno exército no deserto.
Atuam como guardiões contra tropas filistéias que queriam saquear o território israelita. Saul intenta capturar Davi várias vezes; Davi dmostra sua generosidade poupando a vida de Saul duas vezes, (1Cr 12,1-22; 1Sm 22—26).

> Davi e seus homens se refugiam entre os filisteus, (1Sm 27—30)

>  Morte de Saul e Jônatas; lamento de Davi,(1Sm 31; 1Cr 10; 2 Sm 1).

>  Davi regressa a Judá. É ungido rei; reina durante sete anos e meio em Hebrom. Com a idade de trinta anos é ungido rei de todo Israel, (2 Sm 5,1-5; 1Cr 12,38-40).

> Conquista a fortaleza de Sião (Jerusalém) e torna-a capital, (2 Sm 5:7)

> Derrota os filisteus. Leva a Jerusalém a Arca da Aliança e estabelece cantores e sacerdotes para servirem a Deus. Deus promete para ele uma sucessão eterna - 1Cr 11,4-9; 6,31-48; 14—15; 16,37-42; 2 Sm 5,6—7;
   
> Várias vitórias militares e expansão do reino, 2Sm 8, 10.

> Derrota as tribos vizinhas e mostra misericórdia aos descendentes de Saul, (1Cr 18—20; 2 Sm 8—10).

> Comete adultério com Bate-Seba; morte de Urias. Repreensão de Natã.

>  Morre o filho de Davi e Bate-Seba, (2 Sm 11,1—12 e 23).

>  Nasce Salomão, segundo filho de Davi e Bate-Seba, (2 Sm 12,24).

> O filho mais velho de Davi. Absalão, mata seu irmão Amnon, foge e conspira derrotar seu pai. Davi se vê obrigado a fugir de Jerusalém. O exército de Davi derrota o de Absalão.  Joabe, general de Davi, mata Absalão – 2 Sm 13—18;

>    A rebelião de Absalão contra o pai, (2 Sm 15 – 18).

> A preparação de Davi para a construção do templo, 1Cr 22:5, 14; 29:2.

>  Davi unifica a nação e acaba com a rebelião de Seba em Israel, ( 2 Sm 20).

> A nação sofre escassez de alimentos e há guerra.
 Davi peca fazendo um censo - 1Cr 21; 2Sm 21; 24;

> Adonias se proclama rei. Davi nomeia como seu sucessor a Salomão e o unge como novo rei,(1 Rs 1).

> Dá suas últimas instruções a Salomão e lhe passa os planos do templo e todos os materiais que ajuntou para o projeto. Depois de reinar 40 anos, morre, deixando um reino forte e estável para que Salomão pudesse governá-lo em paz, (1Rs 2,1-10; 1Cr 22; 28—29).

Foi foi um general capaz e conduziu com grande êxito suas campanhas militares. 
É considerado, em geral, como o maior rei de Israel. Mostrou uma sabedoria fora do comum na administração do governo. Foi homem de várias habilidades, tendo sido guerreiro, político, poeta e profeta.

      Mas, chegou o dia da sua morte.


Davi aos setenta anos já se encontrava debilitado e sua saúde exigia cuidado, (2 Sm.5.4-5). Davi tinha pouco calor corporal e sentia muito frio e o remédio sugerido pelos seus servos, embora nos surpreenda hoje, era prático e usado naqueles dias para os que sofriam desse problema: uma jovem para serví-lo e aquecê-lo com o seu corpo.
Tendo ele concordado, encontraram uma jovem muito formosa chamada Abisague, Jovem virgem da cidade de Suném, e ela lhe prestou esses serviços. Ela era “extremamente bela”, e foi escolhida pelos servos de Davi para se tornar a enfermeira e companheira do rei durante seus últimos dias,  (I Rs.1.1-4).
Abisague o servia durante o dia, sem dúvida alegrando o ambiente com seu viço e sua beleza juvenis, e, à noite, ela ‘deitava-se ao peito do rei’ para aquecê-lo, mas “o próprio rei não teve relações com ela”.
Embora Davi não a tenha possuído, ela foi considerada como sendo uma das suas esposas, como vemos mais tarde.
Adonias persuadiu a mãe de Salomão, Bate-Seba, a pedir a Salomão que lhe desse Abisague por esposa. Salomão, convicto de que a solicitação de Adonias não era somente devida à beleza de Abisague, mas, antes, indicava um esforço sutil de fortalecer as pretensões de Adonias ao trono, reagiu de forma irada, revogou o perdão concedido a Adonias e ordenou a morte dele, (I Rs.2:13-25)
Não se menciona mais Abisague, mas é provável que ela continuasse como uma das esposas ou concubinas de Salomão.

Davi e a Bíblia

Nenhuma pessoa é tão frequentemente aludida na Bíblia, no tocante a fatos de sua vida, quanto Davi. Além das simples referências a ele, o seu nome veio a ser associado a várias localizações e expressões, a saber:

1. A Casa de Davi. Há dez referências no livro de Isaías, dando a entender o seu governo e a sua família real. Ver, como exemplos: Is 7:2,13,14 e 22:22 (onde são mencionadas as «chaves»), Essa expressão também figura em I Rs 12:19,20,26; 13:2; II Cr 10:16,21; Ne 12:37 e Jr 21:12.

2. O Trono de Davi. Ver Isaías 9:7, que encerra uma profecia messiânica que mostra que o Messias seria rei segundo a linhagem e a autoridade de Davi.

3. O Tabernáculo de Davi. Ver Isaías 16:5, uma outra referência à linhagem real da qual viria o Messias.

4. A Cidade de Davi. Isaías 22:9 e I Reis 2:10,11. Está em foco a cidade de Jerusalém, porquanto Davi foi quem conquistou esse lugar dos cananeus, tornando-o a sua capital, (I Rs 8:1; II Rs 8:24; 9:24; II Cr 5:2 e 8:11). No entanto, no Novo Testamento, essa expressão indica Belém da Judéia (Lc 2:4).

5. As Fiéis Misericórdias Prometidas a Davi. Isaías 55:3. Essa promessa indica que Deus, por amor a Davi, teria misericórdia de Israel. Isso faz parte do pacto davídico,( Is 38:5).

6. O Deus de Davi. Isaías 38:5. Está em pauta o Deus de Israel, o Deus do maior monarca de Israel, portanto, de todos os demais reis de Israel.

7. O Trono de Davi. Ver Jeremias 13:13; 17:25; 22:2,4, etc. A expressão usada por Jeremias, acerca do reino de Israel, está baseada no fato de que os demais reis de Judá pertenciam à linhagem de Davi.

8. O Justo Renome de Davi. Jeremias 23:5 e 33:15. Está em foco a descendência davídica, herdeira de seu trono, mas, especialmente, Jesus Cristo, o Rei-Messias.

9. Davi como Rei. O futuro Messias é visto como uma espécie de segundo Davi (Jr 30:9). Alguns estudiosos supõem que o próprio Davi, por ocasião do reino milenar de Cristo, governará novamente Israel, sob as ordens do Messias. Porém, outros pensam que isso é perder de vista a implicação simbólica dessa expressão.

10. O Pacto de Davi. Jeremias 33:21, onde aparecem várias garantias a respeito da linhagem e do reino de Davi.

11. O Descendente de Davi. Ver Jeremias 33:22,26, que também se refere ao descendente de Abraão, embora aludindo especificamente à linhagem real.

12. Outras referências notáveis do Antigo Testa­mento. Podemos falar em Ezequiel 34:23; 37:24,25, que expõe ideias sobre o Servo-Messias; Oséias 3:5, que se refere a Davi como o Rei escatológico; Amós 6:5 e 9:11, que alude a Davi como músico e ao tabernáculo de Davi, juntamente com a esperança messiânica: Zacarias 12:7,8,10,12 e 13:1, que destaca a casa de Davi e a sua futura restauração.

13. No Novo Testamento. Ali encontramos Jesus como o Filho e o Herdeiro Real de Davi (Mt 1:1; 9:29; 12:23; Mar. 10:48; 12:35; Lc 18:38,39; 20:41). Esperava-se que o Cristo fosse descendente da linhagem de Davi (Jo 7:42; Mc 11:10). Jesus pertencia à família de Davi, através de Bate-Seba (Mt 1:20; Lc 3:21). No Novo Testamento, a «cidade de Davi» (Lc 2:4 e Jo 7:42) é Belém da Judéia, o lugar onde Jesus nasceu. Os antepassados de Davi viviam ali, onde o próprio Davi nasceu (I Sm 16:1; II Sm 5:4), o que explica a conexão. Jesus como superior a Davi é o tema de Atos 2:29,34 e 13:36. Por meio de Cristo nos são dadas as fiéis misericórdias prometidas a Davi (At13:16-34). Davi foi um dos escritores sacros da Bíblia (At 1:16; 4:25). O tabernáculo de Davi está ligado à eleição dos gentios dentro do Novo Israel (At 15:16-18, que cita Am 9:11,12). Jesus é o descendente de Davi (Rm 1:3; II Tm 2:8). Davi é usado como ilustração do perdão dos pecados (Rm 4:6). Ele aparece como um dos heróis da fé (Hb 11:32). Os Salmos 69 e 95 são especificamente atribuídos à autoria de Davi (Rm 11:9 e Hb 4:7). No Apocalipse, Jesus Cristo é chamado de herdeiro de Davi (Ap 3:7), e as chaves estão envolvidas. Em Apocalipse 5:5 e 22:16, Jesus é denominado raiz e geração de Davi. Jesus Cristo é o cumprimento das promessas de Deus feitas a Israel e ao mundo, feitas originalmente a Davi.

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