Módulo Livros Históricos (aula livros dos Reis pagina 109)

A autoria do livro dos Reis

Em relação à autoria do livro dos Reis, já sabemos a tradição hebraica atribui ao profeta Jeremias devido às semelhanças entre os relatos de 2 Reis 24 e 25 e Jeremias 52.
O principal argumento contra a autoria de Jeremias é que o relato da prisão e do cativeiro de Joaquim foi escrito por alguém na Babilônia e sabe-se que Jeremias foi levado ao Egito (Jr 43.1-8). O primeiro templo ainda estava de pé (lRs 8.8). Provavelmente os livros de Reis tenham sido escrito por um profeta contemporâneo de Jeremias, antes do fim do cativeiro Babilónico, caso contrário, a volta do cativeiro teria sido mencionada no livro

A data do livro

Embora a data exata para a composição de 1 e 2 Reis seja incerta, acredita-se que a sua forma final estava pronta em algum momento da última parte do século VI a.C.
O último acontecimento mencionado em  2 Reis é a liberdade do rei Joaquim, de Judá, que estava preso na Babilônia. Considerando que Joaquim foi feito prisioneiro em 597 a.C. (ver 2 Rs 24.8-17) e libertado trinta e sete anos mais tarde (ver 2Rs 25.27), os livros de Reis devem ter sido escritos depois de 560 a.C. para que essa informação pudesse ser incluída.

O autor de Reis teria mencionado, provavelmente, um acontecimento tão importante como a queda da Babilônia para a Pérsia em 538 a.C., caso houvesse tido conhecimento desse evento. Como não há menção dessa importante notícia em Reis, conclui-se, então, que 1 e 2 Reis tenham sido escritos, provavelmente, antes de 538 a.C. Portanto, a data de 1 e 2Reis é fixada entre 560 a 538 a.C., embora os eventos registrados em I Reis tenham ocorrido uns trezentos anos mais cedo.

Para a produção da história no livro dos Reis, o autor utilizou pelo menos de 3 fontes primárias que estão citadas por todo o livro:

1) Registros históricos de Salomão (1 Rs. 11:41)
2) Registros históricos dos reis de Israel (1 Rs. 14:19).
3) Registros históricos dos reis de Judá (1 Rs. 15:23).

É importante lembrar que estes livros são considerados perdidos. 
Estes documentos provavelmente fazia parte do acervo produzido pelos escribas reais conforme descritos em 2 Sm. 8:16; 20:24-25.
Alguns eruditos ainda acreditam que haja outras fontes para a compilação do livro dos Reis, tais como:
- As histórias da sucessão de Davi (2 Sm. 9 a 20).
- A dinastia de Acabe (1 Rs. 16 a 2 Rs. 2)
- O desenvolvimento profético na era Elias-Eliseu (1 Rs. 17 – 19:21 e 2 Rs. 1 a 13)
- O profeta Isaías (Isaías 36 a 39 é praticamente idêntico a 2 Rs. 18:13 a 20:19).
- Os profetas considerados “não literários” (Ex: Aías 1 Rs. 11:29-33; 14:1-16 e Micaías 1 Rs. 22:13-28).

Propósito e conteúdo dos livros dos Reis

O propósito literário do livro de Reis é autenticar a dinastia davídica como a herdeira oficial do trono de Jerusalém, conforme profecia de Natã a Davi em 2 Samuel 7:12.
O livro de Reis trata basicamente sobre os seguintes assuntos:

- A avaliação dos reis – mal como Jeroboão e bom como Davi.
- As bênçãos no arrependimento e restauração e as maldições no julgamento e exílio.
- O profetismo como voz de Deus para o rei.
- A adoração de Javé X a adoração de baal.
- O livro dos Reis narram o desenvolvimento da história do povo hebreu no período monárquico unido e posteriormente dividido.

Os personagens principais são os reis e os profetas, que eram os responsáveis pelo cumprimento da aliança por parte do povo.
O rei era o representante do povo diante de Deus, e o profeta servia como consciência divina para esse rei.
O rei, quando falhava no cumprimento da aliança, gerava tipicamente dois problemas: idolatria e injustiça social. A consequência deste ato de rebelião à aliança incluía a opressão por povos vizinhos, a queda da família real e, por fim, o exílio, a perda da terra da promessa.

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