A autoria do livro dos Reis
Em relação à autoria do livro dos Reis, já sabemos a tradição hebraica atribui ao profeta Jeremias devido às semelhanças entre os relatos de 2 Reis 24 e 25 e Jeremias 52.
A data do livro
Embora a data exata para a composição de 1
e 2 Reis seja incerta, acredita-se que a sua forma final estava pronta em algum
momento da última parte do século VI a.C.
O último acontecimento mencionado em 2 Reis é a liberdade do rei Joaquim, de Judá,
que estava preso na Babilônia. Considerando que Joaquim foi feito prisioneiro
em 597 a.C. (ver 2 Rs 24.8-17) e libertado trinta e sete anos mais tarde (ver
2Rs 25.27), os livros de Reis devem ter sido escritos depois de 560 a.C. para
que essa informação pudesse ser incluída.
O autor de Reis teria mencionado,
provavelmente, um acontecimento tão importante como a queda da Babilônia para a
Pérsia em 538 a.C., caso houvesse tido conhecimento desse evento. Como não há
menção dessa importante notícia em Reis, conclui-se, então, que 1 e 2 Reis
tenham sido escritos, provavelmente, antes de 538 a.C. Portanto, a data de 1 e
2Reis é fixada entre 560 a 538 a.C., embora os eventos registrados em I Reis
tenham ocorrido uns trezentos anos mais cedo.
Para a produção da história no
livro dos Reis, o autor utilizou pelo menos de 3 fontes primárias que estão
citadas por todo o livro:
1) Registros históricos de
Salomão (1 Rs. 11:41)
2) Registros
históricos dos reis de Israel (1 Rs. 14:19).
3) Registros históricos dos reis
de Judá (1 Rs. 15:23).
É importante lembrar que estes livros são considerados perdidos. Estes documentos provavelmente fazia parte do acervo produzido pelos escribas reais conforme descritos em 2 Sm. 8:16; 20:24-25.
É importante lembrar que estes livros são considerados perdidos. Estes documentos provavelmente fazia parte do acervo produzido pelos escribas reais conforme descritos em 2 Sm. 8:16; 20:24-25.
Alguns eruditos ainda
acreditam que haja outras fontes para a compilação do livro dos Reis, tais
como:
- As histórias da sucessão de
Davi (2 Sm. 9 a 20).
- A dinastia de Acabe (1 Rs. 16
a 2 Rs. 2)
- O desenvolvimento profético na
era Elias-Eliseu (1 Rs. 17 – 19:21 e 2 Rs. 1 a 13)
- O profeta Isaías (Isaías 36 a
39 é praticamente idêntico a 2 Rs. 18:13 a 20:19).
- Os profetas considerados “não
literários” (Ex: Aías 1 Rs. 11:29-33; 14:1-16 e Micaías 1 Rs. 22:13-28).
Propósito e conteúdo dos livros dos Reis
O propósito literário do livro
de Reis é autenticar a dinastia davídica como a herdeira oficial do trono de
Jerusalém, conforme profecia de Natã a Davi em 2 Samuel 7:12.
O livro de Reis trata basicamente sobre os seguintes
assuntos:
- A avaliação dos reis – mal como Jeroboão e bom como
Davi.
- As bênçãos no arrependimento e restauração e as
maldições no julgamento e exílio.
- O profetismo como voz de Deus para o rei.
- A adoração de Javé X a adoração de baal.
- O livro dos Reis narram o desenvolvimento da história
do povo hebreu no período monárquico unido e posteriormente dividido.
Os personagens principais são os reis e os profetas, que
eram os responsáveis pelo cumprimento da aliança por parte do povo.
O rei era o representante do
povo diante de Deus, e o profeta servia como consciência divina para esse rei.
O rei, quando falhava no
cumprimento da aliança, gerava tipicamente dois problemas: idolatria e
injustiça social. A consequência deste ato de rebelião à aliança incluía a
opressão por povos vizinhos, a queda da família real e, por fim, o exílio, a
perda da terra da promessa.
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